Com milhões de microposts por dia, o Twitter chega a ser, em muitos casos, uma ferramenta mais poderosa que os comentários em blogs para estimular o debate entre internautas. O número de usuários cadastrados no serviço aumentou 900% em 2008, segundo dados do próprio site. Várias personalidades entraram no jogo para interagir diretamente com os fãs, como a atriz Demi Moore (@mrskutcher, no Twitter) e a cantora Britney Spears (@gbritneyspears). Os fãs de séries de TV também podem papear com Greg Grunberg (@ greggrunberg) e James Kyson Lee (@jameskyson-lee), de Heroes. No Brasil, o apresentador Rafinha Bastos (@rafinhabastos), do CQC, foi um dos que aderiram. Mas qualquer blogueiro pode aproveitar a ferramenta para ter contato direto com os leitores. Veja como integrar blog e microblog para fazer sua audiência voar.
WIDGET É O BÁSICO
O bê-á-bá da integração entre blogs e microblogs está num widget fornecido pelo próprio Twitter. Para usá-lo, acesse http://twitter. com/badges. dique em Other. escolha o visual desejado e copie o código HTML para uma seção de seu blog. Para fazer isso no Blogger, por exemplo, dique em Layout > Adicionar um Gadget > HTML/JavaScript. Os microposts serão exibidos no blog em tempo real.
COMENTE VIA MICROBLOG
Algumas ferramentas facilitam a vida dos leitores do seu blog que querem postar, no Twitter, um comentário sobre determinado post. Uma delas é o Tweet This, para o Wordpress. Basta fazer a instalação da maneira tradicional, copiando o programa para a pasta plug-ins, e configurar o serviço a ser usado para reduzir o tamanho da URL (o mais comum é o TinyURL). O mais legal é que os tweets feitos com base num post ficam abaixo dele, como nos blogrolls. Também há um serviço para o mesmo fim, de nome quase idêntico: o Twit This . A vantagem é que pode ser usado com qualquer servidor de blog. Mas ele não tem o recurso semelhante aos blogrolls.
PUBLICAÇÃO LÁ E CÁ
Além de exibir os posts do Twitter no blog, é possível fazer o contrário, ou seja, criar automaticamente microposts a cada nova entrada no blog. Há duas maneiras para isso. A mais simples, que dispensa a instalação de programas, é usar o TwitterFeed (http://twitterfeed.com). Basta cadastrar o RSS do biog e os dados para login no Twitter. O serviço verifica a existência de novos posts e envia título e link para o Twitter. Outra forma é usar um plug-in para o blog. Para o Wordpress, por exemplo, há o Twitter Updater, que manda os posts diretamente para o serviço.
CAPRICHE NA HASHTAG
Uma das últimas manias do mundo do Twitter são as hashtags. Elas são simplesmente termos iniciados por # em microposts. A ideia é promover discussões ou votações, usando postagens no Twitter. Basta repetir a hashtag em seu micropost para que o site Hashtag (http://hashtag.org) indexe tudo, facilitando a visualização das respostas (com gráfico de posts por data, inclusive). Como colocar isso em seu blog? Crie uma hashtag e use o canal RSS gerado pelo site Hashtag no blog, exibindo as respostas postadas. Mas, para que suas hashtags e as de seus leitores sejam contabilizadas, você e eles precisam seguir o usuário hashtags (http://twitter.com/hashtags) no Twitter.
RESUMO DO DIA
Um pacote completo para quem quer recursos de microblog no Wordpress é o Twitter Tools. Além de incluir funções comuns (como criação de microposts com base em posts no blog), ele traz um recurso bacana: um resumo diário de todos os microposts no Twitter, como um post no blog. É uma excelente opção para quem quer esse recurso sem instalar mais de um plug-in. O programa ainda vasculha a internet e localiza iinks para cada post, verificando a popularidade dos textos publicados.
DE OLHO NA POPULARIDADE
Na linha de recursos semelhantes aos de blogs, há também os chamados tweetbacks, parecidos com os pingbacks. Trata-se de um sistema que detecta Iinks para os posts de seu blog. Para o Wordpress, o piug-in que adiciona esse recurso tem o nome pouco criativo de Tweetback.
0 comentários