Os rankings, as estatísticas e o acompanhamento dos índices de popularidade nunca estiveram tão em alta como agora, na era da web 2.0. Qualquer pessoa com um perfil no Twitter, por exemplo, encontra facilmente, e sem pagar um tostão, soluções para monitorar seu desempenho e, a partir da análise dos dados, tomar medidas para melhorar a presença na rede de microblog.
BEM NO RANKING
Criação do site HubSpot. a ferramenta Twitter Grader faz uma análise do seu perfil com base em alguns critério como seu número de seguidores e a frequência de atualizações. Daí tira uma pontuação e sua posição no ranking em comparação a outros usuários do serviço. É possível também visualizar em um gráfico a evolução da adesão de seguidores. Mais interessante é que o site oferece sugestões do que fazer para melhorar a pontuação e o posicionamento no ranking. Grátis - www.twitteranalyzer.com
QUEM E O MELHOR?
Um jeito divertido de medir sua popularidade em relação à de um oponente é usar o tweefight (www.tweefight. com). Tudo o que você tem a fazer é digitar seu nome de perfil no campo Vou e o de seu competidor em Archenemy. Depois que se dica em Fight, o serviço busca as informações sobre seu número de seguidores e apresenta o resultado na forma de barras - os números de fato não aparecem.
ESTATÍSTICAS COMPLETAS
Todas as estatísticas sobre sua atividade no Twitter podem ser levantadas e expressas graficamente em segundos. Tudo o que você precisa informar ao serviço Twitter Analyzer é o nome de seu perfil. Completo e eficiente, o site captura o nome e a imagem de exibição, biografia, localização e os números de seguidores e seguidos. A atividade propriamente dita é exibida no gráfico, que pode ser observado mais de perto. Ao selecionar e clicar um dia específico, o programa mostra uma etiqueta com o número de mensagens, exibe seu conteúdo no painel direito e faz um resumo estatístico logo abaixo do gráfico, Entre as informações apresentadas nesse sumário estão o número de leituras e de leitores únicos atingidos, o número de usuários únicos que retransmitiram o post e o de mensagens repassadas. Grátis www.twitteranalyzer.com
O OLHO QUE TUDO VÊ
É quase como se fôssemos oniscíentes. Depois que digitamos três assuntos de interesse nos campos de pesquisa passamos a acompanhar tudo o que está sendo "pensado" no Twitter sobre o tema. É esse o objetivo do Monitter. Da própria página do serviço você pode responder ao autor, retransmitir o post e ter um pequeno resumo do perfil, como a descrição e o endereço web fornecidos ao Twitter, além do número de seguidores, favoritos e atualizações. Também pode pular para a página do perfil se for do seu interesse ler outros posts ou seguir o usuário. Quando você entra no Monitter, três pesquisas já estão ativas. Elas são baseadas nos primeiros itens da lista trending topics do Twitter. Outro recurso interessante do serviço é a possibilidade de monitorar somente conversas num raio de distância de um lugar determinado. Grátis . - http://monitter.com
ATRÁS DE TENDÊNCIAS
Visitas frequentes ao #hashtags.org são quase uma obrigação para quem gosta de acompanhar as tendências na internet -- no caso, saber o que está acontecendo no Twitter. O endereço apresenta as principais hashtags do momento por ordem de importância, com o número de menções e um gráfico com sua flutuação no período. Mas o divertido é navegar pêlos links da direita. Além de saber o que rola no momento, em Trends pode-se conferir também quais são os temas quentes do dia e o que bombou na rede de microblog na semana e no mês. Dá para saber ainda quais são as novas tags e as mais populares e quem é recém-chegada à rede. Grátis - http://hashtags.org
DESEMPENHO EM GRÁFICO
Você saberia dizer quantos posts fez em cada mês? E em que período do dia se concentram suas atividades no microblog? Basta digitar o nome do seu perfil no TweetStats, sem ter de informar senha, para ter uma resposta a essas e outras perguntas da melhor forma possível: em gráficos. Essas informações são todas exibidas pelo serviço na guia Tweet Stats. Agora, dique em Tweet Clouds para ver a nuvem de tags de seu perfil. Grátis - http://tweetstats.com
CAMPEÕES DE RETRANSMISSÃO
Quem são as pessoas que têm seus posts mais retransmitidos no Twitter? E as URLs mais enviadas? O Re:Tweetist faz levantamentos estatísticos na rede de microblog e apresenta as respostas com base no movimento das 24 horas anteriores. No dia analisado, por exemplo, o perfil CNN Breaking News (@cnnbrk) liderava a lista dos usuários com mensagens mais repassadas,] com 58 retransmissões únicas. Paulo Coelho (dpaulocoelho) aparecia em vigésimo lugar, com 10, Luciano Huck (ghuckluciano) figurava na posição 28, com 8, e Marcelo Tas ((gmarcelotas) era o número 31, com 7. Entre os links mais acessados, a sexta posição era da revista Veja. Em primeiro lugar? A página da empresa britânica Moonfruit, que anunciava a entrega de dez Macbook Pró para comemorar seu aniversário. Para concorrer era preciso seguir a empresa no Twitter e transmitir uma mensagem com a hashtag #moonfruit. Assim também é covardia, não é mesmo? Grátis - http://retweetist.com
0 comentários