Microblog tem bom mecanismo de busca, mas que fica 'escondido'
O Twitter também tem um mecanismo de busca de posts. A Twitter Search, que fica escondido sob um link no rodapé das páginas do serviço ou pode ser acessada pelo endereço http://search.twitter.com permite buscas por palavra-chave, localização e frases. A busca é eficiente e indexa mensagens em tempo real. O problema é que o mecanismo não atualiza a exibição dos resultados, indicando somente quantos posts novos atendem aos critérios de busca estabelecidos. Para ver as novas mensagens é preciso clicar no link Refresh.
A busca do Twitter pode ser filtrada por idioma (há 19 opções, entre elas o português), e os resultados, traduzidos para o inglês. A página também exibe os trending topics e tem um quadro interessante - as nifty queries, ou pesquisas prontas, que você pode abrir e vasculhar. A Twitter Search permite ainda a criação de um feed RSS para a pesquisa realizada ou seu envio por meio de um tweet.
A ferramenta de pesquisa do serviço não se resume a isso. Do lado do botão Search fica o link para a busca avançada, que possibilita o refinamento dos critérios. Com essa opção é possível incluir algumas palavras ao mesmo tempo em que se excluem outras, localizar hashtags específicas, encontrar mensagens enviadas por ou para uma pessoa e chegar a twitteiros que estão a uma determinada distância geográfica. Datas também podem ser usadas nas buscas. Mais curiosa ainda é a pesquisa por comportamento. Você pode procurar por mensagens interrogativas ou com atitude positiva ou negativa, identificadas respectivamente pêlos símbolos :) e :( . Em resumo, o Twitter tem um mecanismo de pesquisa bem interessante. Só não dá para entender por que não deixa esse recurso mais à mão.
MAIS FÁCIL NO FIREFOX
O Firefox simplifica tudo. Com um complemento simples, o Twitter Search, o mecanismo de busca do Twitter vai parar no campo de pesquisa do navegador. Dali, num piscar de olhos, chega-se à página com os resultados para a busca efetuada. Faça o download do complemento em www.info.abril.com.br/ download/5787.shtml.
0 comentários