
A perda de dados é inevitável
Não é uma questão de se você vai perder os seus dados, mas de quando isso acontecerá. A perda pode ser devastadora. Porém, se você possui backups, essa perda pode não causar nenhum problema. A perda de dados pode significar desde a perda de um único arquivo importante até a perda de tudo o que você tem armazenado no computador, e pode acontecer de várias formas:
* Corrupção de arquivos durante o uso normal
* Travamento do sistema, falhas do disco rígido ou picos de eletricidade
* Desastre físico: qualquer acidente, desde um computador que cai no chão ou alguma bebida derramada sobre ele até uma inundação, incêndio, roubo ou perda
* Vírus de computador e outros softwares maliciosos
O que você tem a perder?
Se, como várias pessoas, você adquiriu MP3s, filmes ou software on-line, a perda de dados pode ter um preço muito alto e ainda ser inoportuna. Considere todos os tipos de arquivos armazenados em seu computador:
* Downloads de música e vídeo
* Fotos insubstituíveis
* Importantes arquivos da sua empresa
* Registros financeiros
* Produtos do seu trabalho
* Produtos criativos
O backup é simples
A configuração de um programa de backup leva um pouco de tempo e esforço na primeira vez, mas, uma vez configurado, o backup é feito quase automaticamente. Você precisará de:
* Armazenamento externo. A melhor opção é uma unidade USB que já esteja conectada. Cofres de armazenamento on-line oferecem proteção fora do local onde se encontra o computador e são úteis principalmente para laptops que são usados em diferentes locais. Você pode também fazer o backup em CDs ou DVDs e armazená-los em um local secundário, como um cofre.
* Uma solução de backup. A maioria das unidades USB vem com software de backup, mas uma solução mais robusta de outro fornecedor pode oferecer opções mais práticas e proteção mais abrangente. Uma boa solução de backup guiará você pelo processo de configuração e permitirá que você:
o Faça o backup automático quando certos eventos ocorrerem (por exemplo, toda vez que houver um download ou a modificação de um arquivo)
o Faça o backup automático de tipos de arquivos especificados, arquivos que foram alterados ou todos os arquivos em intervalos regulares
o Faça o backup em dispositivos conectados, locais da rede ou locais de armazenamento on-line
o Restaure automaticamente arquivos excluídos ou danificados
Conclusão
A perda de dados pode ser devastadora, mas o backup é muito simples. Em apenas alguns minutos, configure agora um agendamento de backup automático e evite um desastre de perda de dados.
A partir do site ClubSymantec. Leia no original
0 comentários