Mark Cuban é uma exceção à regra. Ele fez fortuna ao ter sua empresa comprada pelo Yahoo! durante o boom da Internet em 1999. Se você acredita nas publicidades online e nos spam que chegam com a promessa de torná-lo rico da noite para o dia só com a realização de uma tarefa simples, então a Internet é uma grande mina de ouro só esperando por alguém que saiba usar uma pá.
É verdade que alguns poucos visionários - e sortudos - empreendedores ganharam muito dinheiro quando investidores e grandes companhias direcionaram bilhões de dólares para empresas iniciantes durante o boom da Internet. Grandes fracassos, como a Webvan, a eToys e a Pets.com, fizeram notícia, mas a lembrança dessas falhas vai se apagar com o tempo [fonte: German].
Da perspectiva de negócios, é ainda tentador pensar na Internet como uma bala mágica para o aumento das vendas de qualquer produto ou serviço existente. Afinal de contas, se milhões de pessoas estão online, então você deve ter uma grande base de consumidores. De novo, pode ser que não.
O marketing online eficaz é um negócio complicado. Ele requer conhecimento em otimização para mecanismo de busca (SEO, na sigla em inglês), modelos de publicidade online complicados e às vezes comerciais offline muito caros. Triste é que mesmo que você possa convencer milhões de pessoas a visitar seu site, não há garantias de eles comprem alguma coisa [fonte: Borrego].
Não há formula que garanta sucesso nos negócios online. Como prova, a maioria dos negócios online é bem-sucedida ou fracassa pelos mesmos princípios dos negócios offline. A qualidade do produto ou serviço é o mais importante de tudo, seguido pela sua habilidade de criar e manter excelentes relações com empregados, parceiros de negócios e consumidores [fonte: Holloway].
Dave Roos. "HowStuffWorks - 5 mitos sobre a Internet".
Publicado em 01 de março de 2010
http://informatica.hsw.uol.com.br/5-mitos-sobre-a-internet5.htm (16 de março de 2010)
Publicado em 01 de março de 2010
http://informatica.hsw.uol.com.br/5-mitos-sobre-a-internet5.htm (16 de março de 2010)
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