Responda rápido: qualquer produto ou serviço gratuito é sempre o melhor, certo? Depende de quanto tempo você se dispõe a gastar para obter o conjunto certo de ferramentas gratuitas... e da sua tolerância aos riscos. Se você procurar bem, poderá encontrar opções gratuitas. O difícil é encontrar um produto gratuito que resolva todos os problemas.Se você ignorar esses pontos, estará deixando portas abertas que podem ser usadas por criminosos on-line para roubar ou danificar seus dados, seu dinheiro ou até mesmo sua identidade.
Houve um tempo em que precisávamos apenas de uma proteção antivírus. Esse tempo já se foi. As ameaças atuais geralmente não chegam sob a forma de vírus, mas como códigos maliciosos ocultos em sites legítimos ou como ataques escondidos no tráfego da rede. Aquele verificador de vírus que você encontrou em algum lugar da Web não o protegerá contra essas ameaças sofisticadas e cada vez mais comuns.
O problema é que contar com alguns verificadores de vírus gratuitos que você encontra na Internet lhe dará uma falsa sensação de segurança. E o que é pior, os criminosos on-line quase sempre se aproveitam daqueles que procuram produtos ou serviços gratuitos, através do lançamento de falsos verificadores de vírus que se parecem com as ofertas verdadeiras. Conhecidos como “rogueware”, esses produtos de segurança falsos tentam extorquir dinheiro de suas vítimas ou infectar seus computadores para roubar senhas, números de cartões de crédito e informações bancárias.
Manter seu computador saudável e protegido é essencial. Se estiver executando um software antivírus gratuito, você poderá estar se privando da proteção essencial de que precisa, sem se dar conta. Você está sendo enganado por um falso senso de segurança?
Ameaças poderosas exigem proteção poderosa
O crime on-line aumenta a cada dia. Atualmente, esse problema atinge uma em cada cinco pessoas. Em média, uma identidade é roubada a cada 3 segundos, menos tempo do que você levou para ler até aqui. Motivados pelo dinheiro (em geral, fácil) obtido com o roubo de identidades, os criminosos mudaram suas prioridades e agora estão atacando seu computador como nunca tinham feito antes.
Para combater esses ataques crescentes é necessário atenção constante. À medida que os criminosos preparam seus ataques, você precisa de um software que forneça atualizações imediatas e capazes de bloqueá-los. Esse modelo de ataque e contra-ataque pode ocorrer várias vezes ao dia, todos os dias. Quase sempre, o freeware não oferece as atualizações para respostas rápidas das quais você precisa para se proteger contra essa avalanche de ameaças.
Freeware: Se é gratuito, existe um motivo
O freeware, pela sua própria natureza, quase sempre não oferece os recursos e atualizações essenciais de que você precisa. Estas são algumas das desvantagens do freeware:
* Não são uma solução ampla: os vírus não são as únicas ameaças que circulam on-line. Você precisa de uma solução que detecte as ameaças que não se baseam em arquivos, como os ataques ocultos em websites. "Proteção contra intrusões" é o nome da tecnologia que verifica o tráfego da Web e de outras redes, em busca dos tipos de ataques que os verificadores de vírus não detectam. Você precisa também de um firewall eficiente para bloquear intrusões, de um anti-phishing robusto para bloquear sites falsos, de um aplicativo de segurança para buscas para evitar que você acesse sites infectados, e de um disco de recuperação inicializável para que, caso seu computador seja infectado, a infecção possa ser removida.
* Detecta, mas não cura: muitos produtos gratuitos aparentam funcionar maravilhosamente bem, até que você precise deles. Essas "soluções" o informarão se você estiver infectado e, então, tentarão convencê-lo a pagar pelo software "real" que removerá a ameaça.
* Suporte limitado ou não disponível: se você tiver um problema com o freeware, poderá ligar para o suporte e obter uma resposta imediata, ou simplesmente enviar um e-mail e torcer para receber uma resposta?Os fornecedores de freeware sabem que suas versões são inadequadas e quase sempre aproveitam essa fraqueza (juntamente com irritantes pop-ups) para convencê-lo a comprar a versão completa.
Sua batalha é contra um exército de invasores
Você provavelmente tranca a porta de sua casa à noite. É a atitude mais normal e prudente, e que pode efetivamente bloquear a maioria dos transeuntes. Mas como seria se você tivesse que enfrentar um exército de assaltantes treinados, especialistas que pudessem facilmente arrombar sua porta em apenas alguns segundos? Nesse caso, trancar a porta seria totalmente ineficiente. O freeware é uma analogia a essa tranca; ele protege, mas não o suficiente.
Não se deixe convencer a ser complacente
Se você for versado em computadores (e também muito sortudo), o freeware de segurança poderá ser suficiente. Mas e as outras pessoas (funcionários, crianças, seus pais, etc.) que acessam seus computadores?Eles também são tão habilidosos quanto você? Se não forem, você logo descobrirá que, no fim das contas, o freeware pode custar caro. A vítima típica gasta em torno de 165 horas e US$1.865 na limpeza de um roubo de identidade. O produto "gratuito" compensa essa frustração?
A partir do site ClubSymantec. Leia no original
0 comentários