Não há dúvida de que o popular site de conteúdo de vídeo YouTube conquistou nossa atenção. Desde seu lançamento, em 2005, o site cresceu para atrair vários milhões de visitantes por dia, o que é um número astronômico em termos de tráfego na Web. Não importa se o vídeo é o novo clipe musical do seu artista preferido, se é educativo, se é de animais de estimação, de videocassetadas, trechos de programas de TV ou de flagrantes de modelos indiscretas, as pessoas parecem gostar de entretenimento curto e rápido, especialmente quando ele está a apenas um clique de mouse.
Geralmente, os visitantes do YouTube assistem aos vídeos via Internet. Sem uma conexão com a Internet, contudo, não há como visitar o site ou fazer uma busca por sua filmagem favorita. O que você deve fazer quando não há Internet funcionando e você sente uma vontade incontrolável de assistir ao vídeo de um bebê gargalhando pela centésima vez?
Hoje a máxima é a seguinte: se estiver online, for digital e não tomar muito espaço no seu disco rígido, você pode apostar que há uma maneira de baixar uma cópia, e isso também vale para os vídeos do YouTube. Há muitos serviços diferentes que vão ajudá-lo a copiar e salvar seus clipes preferidos. A única coisa que você vai precisar é ter um software específico e copiar e colar o endereço do vídeo no campo determinado ou clicar numa opção de menu popup. Você não vai ter que estar sempre amarrado a seu desktop ou ao seu laptop - uma vez que você tiver o arquivo, você poderá transferi-lo para seu iPod ou para outros tocadores de MP3 com capacidade para exibir vídeo, ou queimar um CD ou DVD com a sua coletânea e assisti-la depois na TV. Tenha em mente, antes de escolher o software, que muitos programas são gratuitos, enquanto outros custam dinheiro ou podem funcionar apenas com certos navegadores.
Opções de download do YouTube

Usando uma licença Creative Commons, os donos podem oferecer seus vídeos gratuitamente ou por preços predeterminados, permitindo que os internautas comprem seus vídeos. Isso ajuda os criadores a ter crédito para seu trabalho, não importa quantas pessoas compartilhem os arquivos [fonte: YouTube]. É similar em natureza à seção de música do MySpace, que deixa os artistas escolherem se os ouvintes podem ou não fazer o download das trilhas gratuitamente, comprar as músicas direto da página de perfil do artista ou só ouvi-las no site.
Por enquanto, o YouTube está fazendo um beta teste dessa opção somente com universidades como Stanford, Duke, UC Berkeley e UC Los Angeles, mas a opção de fazer o download diretamente do site provavelmente será padrão num futuro próximo.
A maioria das versões do software RealPlayer permite fazer download dos vídeos do YouTube direto do site. Se você tem o software instalado, já deve ter notado que toda vez que você assiste a um vídeo no YouTube e move seu mouse dentro do frame, uma pequena barra pula e diz "Download This Video." Ele salva o vídeo na sua biblioteca do RealPlayer e permite que você a organize com seus outros vídeos salvos. Mas você terá de fazer o upgrade do RealPlayer, e consequentemente pagar por ele, se quiser uma versão do software que permita gravar os vídeos baixados em DVD.
Se você não tem nenhum software que o deixe ripar o vídeo do site, Web sites como o KeepVid.com ou o SaveVid.com deixarão que você o faça. Ao carregar o site, basta colar a URL do vídeo desejado no campo indicado e clicar em "Download". Você terá, então, de escolher entre vídeo em Flash de baixa qualidade (low-quality) ou um vídeo MP4 de alta qualidade (high-quality). Se você optar pelo Flash (.flv), precisará convertê-lo em algum formato que seja "assistível" ou no QuickTime ou no Windows Media Player. Se você buscar na Web por um conversor de FLV, terá um sem-número de programas. Escolha um que funcione melhor com seu sistema operacional e em seguida use o software para abrir o arquivo do vídeo em Flash e convertê-lo para um formato de video popular. Os formatos mais comuns são AVI, MPEG e WMV.
Software adicional
Se você usa Firefox, pode instalar um plugin que permite fazer o download de até mais de um vídeo de uma vez a partir do navegador. Depois de instalado, o Video DownloadHelper fica ativo na barra de status do navegador. Quando você assiste a um vídeo em sites como YouTube, Google vídeos e My Space, por exemplo, o ícone do programa fica animado e outro aparece ao lado do nome do vídeo. Clique no ícone e escolha o que fazer no menu que aparece na tela. A partir da versão 3.1 do software, é possível também configurar a extensão do arquivo para automaticamente converter os filmes baixados para o seu formato de vídeo preferido.
John Fuller. "HowStuffWorks - Como baixar vídeos do YouTube". Publicado em 29 de julho de 2009 http://informatica.hsw.uol.com.br/baixar-videos-youtube1.htm (22 de setembro de 2009)
0 comentários