Você acredita que, realmente, tem algo interessante a dizer? Pensa que é famoso? Possui informações ou mensagens relevantes para compartilhar? Grande parte dos milhares de usuários do Twitter responderiam afirmativamente a estas perguntas, mas uma pesquisa de mercado, realizada pela norte-americana Pear Analycts, revelou que 40,5% das mensagens trocadas através do serviço são a mais pura bobagem.
Como quase tudo que vira “onda” na internet, a tendência é acreditar que a ferramenta é “revolucionáia”, uma rica fonte de notícias e artigos, mas há motivos suficientes para equipará-la ao Orkut, onde temos pessoas buscando nada mais que auto-promoção, com muito poucas pessoas realmente prestando atençã o. Por outro lado, o Twitter como apenas balbuciar sem sentido, de pessoas dizendo o que estão fazendo minuto a minuto.
Na pesquisa a que me refiro, foram analisados 2.000 tweets, durante um período de duas semanas. Tais dados foram divididos em seis categorias: notícias, spam, auto-promoção, ‘bobagens’, conversas e valor. Os resultados foram interessantes. Como você deve ter adivinhado, o item ‘bobagens’ venceu com 40,55% do total de tweets capturado. No entanto, as ‘conversas’ ficaram muito próximos, com um índice de 37,55%.
Os números explicam a tendência da própria ferramente de colar sua imagem à dos meios de notícia. Com esta nova cara do Twitter, vai ser interessante ver se ele assume um papel relevante em notícias e compartilhamento, ou se vai continuar a ser uma fonte para as pessoas compartilhem suas atividades atuais que têm pouca ou nenhuma importância. Enquanto isto não acontece, cabe aos usuários filtrarem a qualidade e eliminarem a grossa bobagem que circula pela rede.
Ilustração: Orlandeli. Conheça Blog do Orlandeli
0 comentários