Em visita a São Paulo, nesta terça-feira (25/08), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou abertamente o governador José Serra, alegando que ele mite os investimentos federais em obras do Estado de São Paulo. "O Rodoanel custou R$ 3,6 bilhões, e R$ 1,2 bilhão é do Orçamento da União. Isso não aparece", disse Lula em discurso de lançamento das obras do campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC.
Nas últimas semanas, José Serra, pré-candidato tucano ao Planalto em 2010, afirmou que o governo federal anuncia empréstimos via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como se fossem investimentos em obras. Ele citou, como exemplo, o metrô paulistano, que não recebe investimento do Planalto, segundo Serra.
Curioso anotar que, já no seu segundo mandato, quando já convaleciade um câncer que o levaria à morte, o ex-governador Mário Covas reclamava publicamente do "aliado" Fernando Henrique Cardoso a liberação de verbas para a mesma obra. Embora fossem do mesmo partido, Covas dizia que o Governo Federal tinha outras prioridades e criou, com suas críticas, um constrangimento público entre os tucanos.
0 comentários